Search
quinta-feira 31 outubro 2024
  • :
  • :

Novo Rio

As autoridades dos três poderes estão ausentes do enfrentamento de um grave problema que está para acontecer em Taubaté, nos próximos anos: a favelização da periferia.
Já existem evidências de que isto pode acontecer. Basta ver o que virou o condomínio do Minha Casa, Minha Vida, na Estrada do Barreiro, hoje invadido por gente que nem comprou o imóvel e que está morando em apartamentos de quem foi expulso de lá. Até criação de cavalos tem lá. E tráfico também.
Mas não é só neste conjunto habitacional que a violência e a marginalidade estão tomando conta. Haja vista que casas construídas por uma associação de professores, no Monte Belo, tem mais de 300 invasores. No Vale das Flores, que é um conjunto colado na Flor do Vale, mas que fica na divisa de Tremembé, famílias trazidas do Rio de Janeiro para morar ao lado de familiares presidiários, ameaçam a segurança dos moradores. O mesmo acontece no Retiro Feliz, um bairro situado atrás do CDP, onde já surgiram, em poucos meses, mais de 70 barracos. Some-se a estes o Condomínio Texas, na região do bairro Aeroporto, e onde já moram 2 mil pessoas. A estrutura é precária.
Alguma coisa precisa ser feita nestes locais, que têm tudo para virar um novo Rio de Janeiro.