Search
domingo 19 maio 2024
  • :
  • :

Metalúrgicos aprovam estado de greve em Taubaté

Metalúrgicos aprovam estado de greve em Taubaté

Decisão ocorre após mais de 60 dias de negociações sem avanços na Campanha Salarial 2023

Os trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos de Taubaté aprovaram o estado de greve pelo aumento real na Campanha Salarial 2023. A decisão, tomada em assembleia na última sexta-feira, 6, na sede do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), ocorre diante do impasse nas negociações com a bancada patronal, que oferece apenas o índice da inflação do período: 4,06%.

De acordo com o presidente do Sindicato, Claudio Batista, o Claudião, o estado de greve é o único caminho para pressionar os patrões. “Infelizmente, a intransigência dos empresários nos obrigou a chegar a essa decisão. Eles insistem em conceder apenas o INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor).”

Claudião, que também é vice-presidente da Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos do Estado de São Paulo, a FEM/CUT-SP, afirmou que as negociações ocorrem há mais de 60 dias sem avanços. “Não existe possibilidade de sairmos dessa Campanha Salarial sem um aumento real para a categoria.”

Segundo Claudião, o aviso do estado de greve será protocolado junto às bancadas patronais nesta segunda-feira (9). “A partir daí, vamos aguardar 48 horas, sem um avanço nas negociações vamos decidir nossos encaminhamentos de como será o processo de luta pelos nossos direitos. Queremos que os patrões entendam e atendam a reivindicação dos metalúrgicos e metalúrgicas do Estado de São Paulo.”

Presente na assembleia, a auxiliar de produção na Gestamp, Francine da Silva Ribeiro Couto, disse que a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras é indispensável para a conquista do aumento real.

“Precisamos nos unir até o fim. Os empresários precisam reconhecer nosso valor. Se pararmos eles deixam de ganhar.”

Para o operador de retífica na Daido, André Luiz Borges, o estado de greve é muito importante neste momento. “Se estivermos unidos, chegaremos ao resultado positivo para toda a categoria. A união faz a força.”