O curso de Medicina da Unitau tem em sua grade curricular, desde 2016, a disciplina “Medicina e espiritualidade”, sendo a primeira instituição no Brasil a oferecer essa matéria aos universitários. A disciplina existe desde 2011, mas era optativa e possuía um número limitado de vagas. O objetivo da matéria é levar, para a área médica, o entendimento das questões espirituais e sua relação com a saúde.
O conteúdo aborda a medicina de uma forma diferenciada, menos técnica, e isso atrai os estudantes. “Eu gosto muito dessa aula e consigo trazê-la para a minha vida, não só na minha formação, mas também aplico no dia a dia”, ressalta Amanda Alvarenga, aluna do 4º período de Medicina.
O Prof. Me. Alexandre Serafim é responsável pelas aulas e julga essencial o ensinamento da espiritualidade dentro da Universidade. “A disciplina é muito importante para que os universitários sejam médicos mais humanos”, finaliza o docente.
Em levantamento feito em 2012, pelo professor Giancarlo Lucchetti da Universidade de Juiz de Fora e publicado na revista BCM Medical Education, mostra que 90% das escolas médicas americanas têm a disciplina de espiritualidade na grade curricular. Na mesma publicação, 59% das faculdades de medicina do Reino Unido e apenas 10% das brasileiras ministram a disciplina, sendo a Unitau pioneira no oferecimento desta disciplina no Brasil.
Previous PostDentinho cobra melhores salários e manutenção dos empregos
Next PostInventores de Taubaté buscam patrocínio
artigos relacionados
1 thoughts on “Medicina de Taubaté oferece disciplina que aborda espiritualidade”
Deixe um comentário Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Reportagem de extrema importância. Não sabia da existência dessa abordagem na medicina. Muito interessante! Texto simples, bem escrito e que mostra que a humanização é essencial aos futuros profissionais da medicina.