Search
quarta-feira 29 maio 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Prosa didática renascentista

No século XVI, o pensamento humanista gerou um importante movimento de obras em prosa de caráter didático, o que consolidou um novo gênero, o ensaio, que serviu aos autores como veículo dos novos ideais.

Os autores de prosa didática tratam de diversos temas, principalmente filosóficos, políticos, religiosos e artísticos. Com seu pensamento, esses autores representam o modelo de intelectual renascentista, cujo centro de preocupações recaí sobre o ser humano e tudo que o rodeia. São homens de cultura interessados em todas as humanidades, mas a partir de uma postura racional.

Maquiavel (1469-1527) , escritor e político italiano, é considerado um dos criadores da ciência política. Elaborou uma doutrina contida fundamentalmente em O príncipe e Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, livros em que analisa a essência do poder político. Para Maquiavel, enquanto o homem four mau por natureza, é o Estado que deve impor e reger uma ordem, função que o príncipe deve garantir mediante sua ação política. Nessa concepção, é fundamental a admiração que Maquiavel sente pelos grandes Estados europeus de criação recente, regidos de forma centralista por um monarca.

O Príncipe, portanto, se converte em árbitro absoluto do poder, e por ele deve submeter sua vontade a todos os outros poderes da sociedade. O Estado se vale de suas instituições ( o Exército, a Igreja) para aplicar o que seja politicamente útil e conveniente. Em O príncipe, portanto, concebe-se uma teoria da política como construção do Estado, mas também uma defesa do engano, da astúcia, do cálculo, do mal necessário e da instrumentalização da religião a serviço do poder político.

Prof. José Pereira da Silva