Search
quinta-feira 30 maio 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Moby Dick

Moby Dick é um grande romance de Melville que utiliza o gênero da aventura para recriar uma luta. O capitão Ahab, a bordo do baleeiro Pequod, tenta acabar com Moby Dick, uma colossal baleia branca que representa o mal. Por meio desse simbolismo, a novela adquire uma profundidade filosófica que transcende em muito a mera aventura marítima.

Narrativa de aventura e reflexão filosófica, documento sobre a pesca da baleia e fábula apocalíptica, romance iniciático e enciclopédico, assim é Moby Dick.

Moby Dick é literalmente um romance das profundezas. A baleia branca, possível manifestação do poder total de Deus ou da natureza, significa terror, o mistério, o insondável, aquilo que traz em si, ao mesmo tempo, a atração e a repulsa.

Ela é mulher e homem, ser e elemento, brancura e obscuridade, vida e morte. A psicanálise explicaria a obsessiva recorrência dos símbolos, bem como o papel do desejo, até mesmo a pulsão de morte no enfrentamento, Melville trabalha com os fantasmas e os mitos, orquestra-os e revisita-os.

Um romance de profundidade, que une as dúvidas, as aspirações, os sonhos secretos de cada um de nós. Melville deixa ver que essa caça à baleia é uma busca dos sentidos, o retro de nossas interrogações.

Prof. José Pereira da Silva