Search
quinta-feira 9 maio 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Madame Bovary

Madame Bovary é considerada um dos melhores romances escritos até hoje, essa obra narra , em prosa esmerada, a história de Emma Bovary.

Entediada com a sua vida pacata e o casamento sem graça, Emma comete infidelidade que a conduzem a um triste final. Entre os muitos méritos do romance, cabe destacar a finura psicológica com que a protagonista é descrita.

O médico rural Charles Bovary conhece Emma, uma jovem formosa da cidade, que está com o pai Rouault, paciente de Charles. Quando Charles fica viúvo, pede ao senhor Rouault a mão de Emma, que concede, e os dois se casam. Charles se sente muito satisfeito, mas Emma não se considera feliz.

A primeira parte do romance conta com nove capítulos, que transcorrem um ritmo lento e descrevem minuciosamente a psicologia de emma. Assim, o leitor logo descobre a fixação de Emma, pela leitura desde a adolescência, já que ela ajuda a imaginar uma vida mais apaixonada, agitada e exótica que a sua.

A tranquila vida rural de Emma não satisfaz de maneira nenhuma suas expectativas. Cada vez ela se irrita mais com a simplicidade de Charles, sua falta de ambição e inquietude e seus costumes ordinários. Além disso, Emma se sente muito sozinha, porque não encontra ninguém para dividir seus pensamentos e sentimentos. O tédio e a monotonia desesperam a protagonista. Ela passa a ter do decorrer da história dois amantes porém se decepciona com os dois.

A situação de Emma é cada vez pior; à insatisfação somam-se dívidas cada vez maiores. Pede dinheiro a muitas pessoas ninguém empresta. Desesperada, ela se envenena e morre. Charles Bovary cai na miséria por causa das dívidas da mulher e em pouco tempo morre também.

Prof. José Pereira da Silva