Search
quinta-feira 9 maio 2024
  • :
  • :

Literatura em gotas – Lancelot

Juntamente com Tristão, Lancelot é o mais conhecido entre os heróis medievais pertencentes à matéria da Bretanha, ou ciclo arturiano, ou ainda romance bretão.
Essas narrativas, em que são exaltados o Rei Arthur e seus Cavaleiros da Távola Redonda, foram redigidas para dar uma remota origem heróica ao povo e aos soberanos bretões.

A história de Arthur começa na época da dominação romana e propicia ao rei Plantageneta um heroico ancestral digno de concorrer com o Carlos Magno dos franceses. Graças a Merlin, Arthur se torna rei ao mostrar-se capaz de arrancar a espada que estava presa, pela lâmina, em uma pedra.

Esta história reflete o pensamento da cavalaria, na Idade Média: o rei é guerreiro e sábio, reina e mantém a igualdade entre seus cavaleiros, como indica a Távola Redonda, na qual não se admitem primazias; trata-se, aliás, de uma mesa perfeita, que emblematiza a ordem do mundo.

De todos os personagens do cliclo bretão, Lancelot permanece o mais célebre. Criado por Chrétien de Troyes, ele tem sido retomado por muitos continuadores e transformado ao longo dos séculos.
Hoje ele é, por excelência, a figura daquele cavaleiro medieval que reunia virtude, excelência e bravura.

Prof. José Pereira da Silva