Search
sexta-feira 9 maio 2025
  • :
  • :

Literatura em gotas – Gilliatt

Gilliatt é marinheiro de Guernesey, chamado Gilliattt,o maldoso, é personagem principal de Os trabalhadores do mar (1865), romance de Victor Hugo. Como outros de sus livros, este também foi escrito durante o período em que o escritor francês esteve exilado por motivos políticos em Guernesey, ilha inglesa do Canal da Mancha.
Gilliatt divide com o mar a condição de personagem principal do romance. Ele é a imagem do elemento marinho, inquietante e misterioso. O romance de Victor Hugo narra como Gilliatt, por amor de Déruchette, com quem espera casar-se, recupera, nos destroços da Durande, naufragada nos escolhos de Douvres, uma máquina a vapor. O combate épico contra a natureza hostil constitui o coração do romance.
Gilliatt vencerá, mas no final das contas será outro que se casará com Déruchette; o romance termina com a morte do marinheiro, que se deixa levar pelas ondas.
Grande espírito perturbado e grande coração selvagem, esses traços caracterizam Gilliatt como um herói.
A inquietante estranheza de Gilliatt resulta, com certeza, da simpatia que Hugo sentia pelo seu personagem. Resta ao herói épico desaparecer no fundo do mar, na última linha do romance. Gilliatt, novo Prometeu arrebatador do fogo, conjuga a figura do sacrifício e o mito do progresso.

Prof. José Pereira da Silva