Search
sexta-feira 24 maio 2024
  • :
  • :

Instituto I.S realiza evento em Taubaté que marca inauguração das obras do complexo ferroviário da cidade

Instituto I.S realiza evento em Taubaté que marca inauguração das obras do complexo ferroviário da cidade

Revitalização do patrimônio histórico terá investimento de R$6,2 mi da Lei Rouanet e conta com apoio financeiro do BNDES, EDP, MRS e Gestamp

No próximo dia 26, a cidade de Taubaté recebe a cerimônia que vai marcar o início das obras do processo de restauro do prédio principal e a plataforma do complexo ferroviário. A realização é conduzida pelo Instituto I.S, cuja missão é desenvolver projetos que fortaleçam os âmbitos socioculturais e econômicos nos municípios, tendo como foco o conceito de economia criativa e cidades inteligentes. O evento de lançamento da obra vai contar com mais de 100 convidados entre patronos, apoiadores financeiros, gestores públicos e parceiros. A iniciativa dará vida à Estação do Conhecimento, transformando um patrimônio histórico fechado há 40 anos em um ambiente multidisciplinar, focado na valorização da cultura, economia criativa, turismo e inovação.

“Estamos felizes com o avanço desse projeto que já dura 10 anos. A cerimônia de lançamento é um marco para Taubaté e para a preservação do patrimônio. Nosso propósito, enquanto think tank, é trazer iniciativas que ajudem pessoas, empresas e governos a se desenvolverem muito além do fator econômico, abrangendo âmbitos como o cultural, social, tecnológico, ambiental e humano”, afirma Rodrigo França, presidente do Instituto I.S.

O Instituto I.S, por meio da Lei Rouanet, é uma entre as 27 entidades selecionadas em 2021 para receber o apoio financeiro de R$6,2 milhões do BNDES no programa “Resgatando a História”, que permitirá concluir o restauro completo do complexo ferroviário de Taubaté. A Organização é cessionária do DNIT e, ao mesmo tempo, responsável por administrar e operar no patrimônio federal a “Estação do Conhecimento: educação, cultura e turismo”.

No decorrer do processo de recuperação do patrimônio histórico, o Instituto espera conseguir explorar os artefatos que foram abandonados no local. Além disso, Rodrigo incentivou toda comunidade local a recuperar seus acervos pessoais. Com essa ação, ele espera fomentar as riquezas que serão expostas futuramente na Estação do Conhecimento, além de tangibilizar o resgate da história da Cidade de Taubaté. “Estamos trabalhando em prol de uma ‘Agenda Única de Desenvolvimento’ na região metropolitana do Vale do Paraíba, considerando as externalidades, arranjos produtivos e potencialidades, visando em modelo hélice quádrupla a construção de uma região inteligente.” finaliza o presidente.

Contexto Histórico

Inaugurada em meados do século XIX, a Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), a Estação Taubaté, por muitos anos, foi o principal meio de ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro, ao longo do Vale do Paraíba. A estação funcionava como carga e descarga de mercadorias, além de servir como transporte para passageiros, entre eles, o presidente Getúlio Vargas. Datado de 1876, o complexo documenta a história do desenvolvimento econômico nos períodos imperial e início da república, por meio do escoamento do café para o Porto de Santos, onde era exportado para a Europa e EUA. Da mesma forma, sinalizava para início da industrialização paulista e seu valor simbólico para a construção da identidade de Taubaté como uma importante e rica cidade do interior paulista.