Os vereadores aprovaram em primeira votação no dia 6 o projeto de lei 71/2023, do vereador Richardson da Padaria (União), que torna obrigatório o diagnóstico da audição em recém-nascidos no município de Taubaté.
Todo bebê está sujeito a apresentar possíveis problemas auditivos ao nascer ou adquiri-los nos primeiros anos de vida, assim esta proposta tem a finalidade de identificar precocemente a deficiência auditiva ou até mesmo remediar, no caso dos bebês que apresentam surdez congênita.
Segundo pesquisas, pacientes diagnosticados com algum problema de audição antes de um ano de vida apresentam ganhos significativos em relação à fala, linguagem, rendimento escolar, autoestima e adaptação psicossocial, quando comparados com aqueles que tiveram diagnóstico tardio.
Uma emenda redacional da Comissão de Justiça e Redação, que adequa o texto às Diretrizes de Atenção da Triagem Auditiva Neonatal do Ministério da Saúde, foi aprovada com o projeto, que deve retornar para segunda votação na próxima semana.