Search
sábado 10 maio 2025
  • :
  • :

Fé e Razão – Papa Leão XIV: Unidade, paz, amor e verdade

Papa Leão XIV, inicia uma nova missão na Igreja e diante da humanidade. São muitos os desafios na Igreja e no mundo.

Na sua primeira aparição pública depois de eleito na loggia (balção) do Palácio Apostólico , no dia 0disse: “ Sou filho de Santo Agostinho, sou agostianiano. ‘Sou cristão e, por vocês, bispo’. E, nesse sentido disse, como ele disse, podemos caminhar juntos em direção àquela pátria para a qual Deus nos preparou”. Citando o Sermão 340 de Santo Agostinho aos Pastores. Meu artigo irá abordar o início do pontificado do Papa Leão XIV na perspectiva agostianiana. Que acreditamos marca sua trajetória formativa e visão de mundo. Santo Agostinho (354-430) teve um intenso trabalho intelectual produziu 113 obras, sem contar as cartas, das quais se conservam 200 e os Sermões de viés principalmente teológico, pastoral e filosófico. O Papa tem uma espiritualidade agostiniana. Segue Cristo no viês da espiritualidade agostiniana. Vida alicerçada na espiritualidade.

Muito sereno.Tem profunda devoção a Virgem Maria. Vida radicada em Cristo e na fé da Igreja. Uma abordagem sintética e incipiente pois estamos no início do pontificado. O Papa Lesão XIV é sucessor de Pedro: “Tu és Pedro ,e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16, 18). E não de seus predecessores imediatos. É a cabeça visível da Igreja, pois Cristo é a cabeça invisível da Igreja. Como todo pontificado terá elementos de continuidade e ruptura, assume o ministério petrino respeitando o que lhe é próprio, irá imprimir a marca de sua personalidade. Tem o seu jeito de fazer as coisas.

Escolheu o nome de Leão, que carrega séculos de tradição, coragem é fé. O nome Leão( do latim Leo) carrega símbolos antigos: representa coragem, realeza, firmeza, vigilância e fidelidade na tradição cristã e bíblica. Cada Papa Leão marcou a história com liderança e esperança em tempos desafiadores. Seu antecessor o Papa Leão XIII era um intelectual, diplomada e grande pastor, unia flexibilidade com firmeza. Conhecido pela Encíclica Rerum Novarum, 15.05.1891, marco para a Doutrina Social da Igreja, na qual combate o socialismo e a luta de classes, e defende os trabalhadores. Porém também a Encíclica Pergrata nobis (14. 09. 1886) na qual pedia aos católicos que distinguissem mais a causa religiosa das respectivas sensibilidades políticas. Escreveu a Encíclica Aeterni Patris (04.08.1879) que trata da restauração da Filosofia conforme São Tomás de Aquino e promoveu o diálogo entre fé e razão. Portanto o Papa Lesão XIV demonstra sensibilidade pastoral e social e ao mesmo tempo sensibilidade pela Tradição. Uma unidade da Igreja que não perde a dimensão social e a clareza doutrinal.

O Papa Leão XIV ( Cardeal Robert Francis Prevost) nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago, Illinois, filho de pai de ascendência francesa e mãe de ascendência espanhola. Estou no Seminário Menor dos Padres Agostinianos e depois na Villanova University, na Pensilvânia, onde se formou em 1977 em Matemática e estudou filosofia. Obteve o mestrado em Teologia pela União Teológica Católica, em Chicago; o doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma.

Em 29 de agosto de 1881 faz votos solenes na Ordem de Santo Agostinho. Em 19 de junho de 1982 é ordenado sacerdote em Roma. De 1985 a 1986 e 1988 q 1988 atua coo missionário no Peru, servindo como pároco, professor de seminário e administrador. De 2001 a 2013 foi Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho. Em 3 de novembro é nomeado Administrador Apostólico de Chiclayo, Peru, e Bispo titular de Sufar. Em 12 de dezembro de 2014 é ordenado Bispo de Chiclayo, Peru. Em30 de janeiro de 2023 é nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontíficia Comissão para América Latina. Nunca foi bispo nos Estados Unidos, é mais Peruano que estadunidense. Cidadão do mundo.

O Papa Lesão XIV demonstra uma preocupação com a unidade dentro e fora da Igreja. Será presente a ideia de pastoralidade, proximidade das pessoas, um coração próximo.

Como filho de Santo Agostinho parte de uma eclesiologia agostiniana na qual a humildade é fundamental, o coração humano é marcado por uma dialética da humildade e orgulho. O pecado/Orgulho exige um retorno a Deus (humildade). O Papa fala de caminha para a pátria celeste, ele entende que a Igreja que caminha ainda não atingiu a plenitude que só pode ser atingia com deus Somos criados por Deus e ara Deus.(Dizia Santo Agostinho: “Fizeste-nos pra Ti e inquieto está nosso coração, enquanto não repousa em Ti”). Portanto temos um desejo que brota em nós. Portanto a unidade da qual fala o Papa Leão XIV não é só entre as pessoas, mais com Cristo. É um Papa discreto que demonstra muita vida interior que não se perde nas exterioridades. Entende que só Deus pode nos amar plenamente.

Um ponto fundamental é preciso misericórdia na verdade, amar na verdade e a verdade no amor. Se estamos a caminho para a pátria divina devemos ter cuidado com o que encontramos no caminho. Portanto amar exige paciência, acolhimento pois somos irmãos em Cristo. Porém o Papa é pastor o que exige alinhamento com a verdade, ou seja, amar na verdade. Nesse caminho devemos evitar as divisões, na Igreja temos santos e pecadores, ninguém deve ser excluído. Assim como santo Agostinho de Hipona o Papa quer ser do diálogo, ajudar o outro a ver a verdade. Diálogo alinhado a verdade. Tem a preocupação com a fé católica, de dialogar, ouvir porém não significa aceitar tudo sem discernimento.

Preciso olhar sua história, nasce nos EUA porém vive em vários lugares do mundo, tem muitas vivências. Não podemos enquadrá-lo em determinados contextos seja estadunidense ou latino-americano. Sua trajetória formativa, sua ampla experiência de Igreja, tudo foi oportunidade de aprender .Evidentemente que o elemento cultural influi. Sua formação em Direito Canônico imprime um estilo e perfil porém não sua doutrina. Tem preocupação com a formação, a verdade , clareza e sensibilidade humana. Se não estamos na plenitude devemos ter paciência com os outros pois estamos a caminho da pátria celeste. Não devemos tentar encaixá-lo em alas pois para os católicos não é uma questão política e sim espiritual.

De sua trajetória formativa um elemento forte que leva para o Papado: a busca da verdade, o coração inquieto pois deseja Deus/verdade Reconhece a debilidade humana diante da qual precisa da graça de Deus. Não tem como ser feliz fora da verdade, precisa encontrar a verdade, porém é a verdade que me encontra, se manifesta em Jesus Cristo. Temos a misericórdia e a graça.

Não tem unidade sem o amor e a verdade. Testemunhar a verdade que é a verdade que me encontra é preciso da graça. O ser humana não encontra Deus e a verdade só com seus esforços. Precisa da graça e da misericórdia Como dizia Santo Agostinho (354-430) : “Deus que te criou sem ti… Não te salvará sem ti!”. O Papa Leão talvez pense na unidade de governo, de culto, de doutrina. Como lembrou o Papa a respeito da Igreja em sua primeira homília: “(…) ilumina as noites do mundo. E isso não tanto pela grandiosidade de suas estruturas, mas pela santidade dos seus membros”. Porque na unidade profunda Jesus está em cada cristão. Fidelidade ao que Deus pede. Penso que o Papa Leão XIV trabalhará a unidade para a Igreja e o mundo. Sem perder a dimensão social e a clareza doutrinal.

A missão do Papa Leão XIV é enorme e só poderá ser exercida com a graça de Deus, graça de estado .A dimensão cristocêntrica da Igreja. Que Deus o ilumine par ser sinal claro da fé e da identidade cristã. O Espírito Santo guia e faz a Igreja também em seu sentido humano . Enfrentar os desafios com sabedoria. Cremos na providência de Deus. Como lembrou o próprio Papa Lesão XIV: “ O Senhor me chamou para carregar uma cruz e realizar uma missão”. Deus abençoe a missão do Santo Padre o Papa!

Prof. José Pereira da Silva