Search
quinta-feira 9 maio 2024
  • :
  • :

Fé e Razão – Campanha da Fraternidade 2024: Fraternidade e Amizade Social

A Campanha da Fraternidade, canaliza o esforço comunitário de conversão por meio da reflexão à luz da Palavra e, consequentemente, de serviços concretos e de gestos de solidariedade em nosso contexto social.
Intensificarmos a prática da caridade, procurando corrigir e aperfeiçoar, à luz da Palavra de Deus, nosso jeito de tratar as pessoas e com elas nos relacionar.

Seu tema é: Fraternidade e Amizade Social e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8).
Tem como objetivo geral: Despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.

Um convite para refletirmos sobre o amor ao próximo e a solidariedade. A Quaresmo é um tempo de conversão e penitência, que não deve ser apenas individual porém também social. A conversão deve atingir toda a vida.

A amizade social significa amar e valorizar todas as pessoas, independentemente de sua origem ou condição social. O amor deve permear as relações sociais. É preciso sempre reconhecer o valor de dada pessoa humana.

A amizade social exige que se vença o egoísmo e a indiferença. Exige-se a construção de uma sociedade verdadeiramente justa e solidária. A compaixão e o respeito mútuo devem ter espaço na sociedade. Deve existir um trabalho de construção do bem comum. Uma sociedade marcada pela cultura do encontro e da fraternidade. Somos irmãos e irmãs em Jesus Cristo. Superar as muitas ameaças as relações humanas sadias. Jesus nos chama a ter compaixão pelo sofrimento do outro.

A amizade social deve ser uma realidade individual e comunitária, superação dos conflitos e indiferenças. É importante o diálogo sincero entre as pessoas. Jesus nos ensinou que devemos viver o amor verdadeiro porque Ele nos amou até o fim (Jo 13,1). É preciso iniciativas de fraternidade, comunhão e reconciliação. São palavras de Jesus: “Somos irmãos e irmãs uns dos outros” (Mt 23,8).

Prof. José Pereira da Silva