Search
sexta-feira 17 maio 2024
  • :
  • :

Entrevista – Marco Cotrim, O REPÓRTER

Entrevista  – Marco Cotrim, O REPÓRTER

Por: José Alfredo Rodrigues, o Zeco

Médico sanitarista e auditor aposentado, residente em Taubaté, Marco Cotrim é o autor do romance de ficção intitulado O Repórter. A obra com 375 páginas, lançada em junho/2023, narra as aventuras do jornalista brasileiro, Fausto Tenaz, na Europa em busca de uma reportagem investigativa sobre lavagens de dinheiro, empresas offshore, máfia italiana e seus investimentos no Brasil. O autor também é um desportista: aos 71 anos de idade e corredor de rua, participou da tradicional corrida São Silvestre, em 2023.

“Dividido entre uma paixão arrebatadora e a segurança de um amor tranquilo, o repórter encontra, nos porões da criminalidade, indícios de como as elites do mundo manipulam a sujeira financeira, com a finalidade de acumular mais dinheiro, influência e poder. Mas tanta audácia vai custar um preço…”.

Por que decidiu iniciar na literatura, tardiamente, aos 71 anos de idade?
Eu já escrevia coisas há muito; sem técnica e sem organização e sem tempo para me dedicar. Rasgava quase tudo, mas conservei algumas coisas. Agora, aposentado e com tempo disponível, comecei a me dedicar à leitura e à escrita durante a pandemia. Como não tinha técnica, comecei a estudar, fiz cursos e oficinas. Dentre as coisas lidas, estudei a operação “mãos limpas”, por pura curiosidade. Aí surgiu a primeira história com pé e cabeça. O resultado foi “O repórter”. Gostei e não parei mais.

Assim como o “seu” repórter Fausto Tenaz, gostaria de iniciar essa entrevista com “algumas perguntas inquietantes”?
Vamos lá!
Você cascavilha situações peculiares à rotina de um jornalista, embora sua formação acadêmica seja a medicina e adotou a profissão de auditor fiscal da Receita Federal. Qual é o seu vínculo com o jornalismo?
O único vínculo persistente é que sou leitor de jornais há mais de cinquenta anos, rs…

A curiosidade é que nos move, assim como também move toda a humanidade. Portanto, você fustiga e provoca o submundo da criminalidade. Cutuca a onça com vara curta. Contudo, na condição de repórter, sinto que há “Algo fora do lugar”? No episódio em que narra um suposto sequestro do jornalista e sua namorada Francesca, os sequestradores demonstraram conhecer detalhes da vida do casal e os ameaçavam com as consequências que poderiam acontecer com seus familiares, caso houvesse alguma resistência ou tentativa de fuga. Por fim, o casal foi resgatado por um esquema de guerra entre as famílias de mafiosos. No entanto, após o desfecho do sequestro não houve nenhuma retaliação por parte dos sequestradores e ninguém soube quem eram os verdadeiros mandantes: a Cosa Nostra?

A gente deixa no ar algumas coisas para a especulação dos leitores. Até pensei em aprofundar um pouco, mas a maioria dos fatos narrados tem base real com nomes trocados. Não quis … interrompo um pouco para atender uma pessoa que chegou, já volto…
Voltei.
Não quis aprofundar também por outro motivo: o livro é sobre o jornalista investigativo, seus problemas, fracassos e sucessos, daí, não poderia deixar outro tema crescer muito. Talvez em outro livro…

Serviço:

Título: O Repórter
Autor: Marco Cotrim Editora Telha
Onde encontrar: Compra: https://editoratelha.com.br/product-category/autor/marco-cotrim/
Preço sugerido: R$ 83,90