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domingo 19 maio 2024
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Comunicação 360 – Você já quis jogar seu próprio negócio pro alto?

Comunicação 360 – Você já quis jogar seu próprio negócio pro alto?

Caro colega que já quis jogar tudo para o alto: eu entendo você.
Tem horas que a gente tem a sensação que, a menos que sejamos clonados, não haverá a menor possibilidade de dar conta de tudo.

É o negócio que parece estar empacado; É o cliente que fica pedindo desconto enquanto o que você quer é aumentar o valor do seu serviço; É a lista interminável de coisas a fazer; A falta de clareza sobre como lidar com tudo; O posicionamento meia boca; A família que reclama que você não tem tempo; Os exercícios físicos que estão de lado; A alimentação que está terrível; As leituras que você não consegue fazer; A pressão da internet para que você seja “autoridade”; O projeto que você adoraria tocar mas não arruma tempo; A proposta de trabalho que você não enviou; A dificuldade que você tem sobre o que postar nas suas redes sociais; A sensação de que se você aumentar o valor do seu serviço, vai perder clientes… Entre tantas outras coisas.

Bom… A notícia ruim é que realmente não existe a menor possibilidade de você dar conta de tudo com perfeição.
Mas a notícia boa é que você não precisa dar conta de tudo.

Você precisa dar conta das coisas certas para você, para o seu momento de vida e para o fortalecimento da sua marca pessoal.

Eu já fui a pessoa obcecada por dar conta de tudo. A pessoa que não aceitava que “natureza infinita de atividades + natureza finita do tempo” é uma equação que nunca vai fechar.

E já fui a pessoa que, obviamente, de tempos em tempos, entrava em crise e mandava tudo a merda.
Mas, no ano passado, durante a leitura do livro “Quatro mil semanas – Gestão do tempo para mortais”, de Oliver Burkeman, me deparei com um trecho que me tirou um elefante das costas: “nomeie, antecipadamente, áreas inteiras da vida nas quais você não espera excelência de si mesmo”.

É o que o autor chama de “baixo desempenho estratégico”.
Ele fala também sobre “fracassar numa base cíclica”, que seria fazer o mínimo possível em determinada área da vida enquanto precisa de dedicar com mais afinco a outra e, posteriormente, dirigir suas energias ao que estava sendo negligenciado.

Achei genial e muito humano.

A grande questão aqui é: para que você consiga fazer este gerenciamento de tempo e energia, precisa saber identificar suas prioridades.. Isso vai te permitir negligenciar as coisas certas, pelo tempo certo, de forma que sua marca pessoal permaneça intacta.
Essas escolhas não podem ser aleatórias.

Fazendo as escolhas certas, você consegue faturar mais alto sem abdicar da sua vida pessoal, por exemplo.

Agora, reflita: você tem clareza sobre os seus objetivos e sobre a sua marca pessoal, a ponto de conseguir identificar onde pode falhar neste momento sem que os seus negócios sejam afetados?