Search
segunda-feira 20 maio 2024
  • :
  • :

Coluna Espírita – Em defesa da vida: Nunca Desista da Vida

Coluna Espírita – Em defesa da vida: Nunca Desista da Vida

• Marcus De Mario – Instituto Brasileiro de Educação Moral-IBEM/RJ
Diante da crise econômica e social pela qual a nação brasileira está passando, com altos índices de desemprego, instabilidade política e crescimento da violência urbana, talvez você, atingido por essas e outras crises que estão agora nos visitando, esteja pensando que tudo está muito difícil, e que talvez seja melhor, diante de tanto desafios, deixar de viver. Afinal, para quê tanta dor, tanto sofrimento e tanta incerteza quanto ao futuro? Bem, amigo leitor, e se eu lhe disser, através dos princípios que formam o Espiritismo, que sempre vale a pena viver?
Para compreender minha afirmação, primeiro é preciso compreender que nada acontece por acaso, isso porque tudo é regido pela sabedoria, justiça e bondade de Deus através de leis sábias e perfeitas. Segundo, também é preciso compreender que, por motivo de termos livre-arbítrio, somos construtores do nosso próprio viver, o que nos leva a assumir as consequências daquilo que fazemos para nós e para os outros. É a lei divina das consequências, ou como melhor ela é conhecida: lei de causa e efeito, ou, se quiser, lei de ação e reação.
Muito bem, somos responsáveis pelas crises, pelas dores e pelos sofrimentos pelos quais passamos. Deus não castiga seus filhos. E também somos responsáveis pelas alegrias, pelas coisas boas que nos acontecem. Tudo isso tanto a nível individual quanto coletivo. E como tudo passa, menos a bondade e a misericórdia divinas, não há por que desistir da vida, ainda mais compreendendo que a morte não existe – outro princípio do Espiritismo –, e que de tudo podemos retirar muitos bons aprendizados.
Sejam quais forem as dificuldades, os problemas, as dores, enfim, seja qual for a crise que nos visita, a senha é nunca desistir de viver e confiar em Deus. Melhor viver do que ter de responder perante nosso Pai pelo ato impensado de retirar a própria vida, pois o suicídio é grave infração à sua lei e nada resolve, pelo contrário, agrava os problemas já no mundo espiritual.
Veja ao seu redor a história de pessoas que tiveram grandes aflições em suas vidas, mas renovaram-se e hoje são exemplos dignos. Siga seus exemplos e, com o tempo, você verá, tudo mudará para melhor.