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segunda-feira 20 maio 2024
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Coluna 360 – Assessoria de imprensa não fabrica estrelas

Coluna 360 – Assessoria de imprensa não fabrica estrelas

A contratação de uma assessoria de imprensa pode ser a cereja do bolo para o sucesso de muitos negócios e profissionais na área do Direito. No entanto, antes de fazer a contratação, é preciso estar ciente de algumas coisas. Neste artigo, relacionei cinco coisas que você precisa saber antes de contratar uma assessoria de imprensa, desde a importância de conhecer a si mesmo e ao seu negócio até a necessidade de estar disponível para trabalhar em conjunto com a assessoria para alcançar resultados efetivos. Entender estes pontos é essencial para que suas necessidades e objetivos de imagem pública sejam alcançados com sucesso.

Quanto mais conhecimento você tiver sobre si e sobre o seu próprio negócio, melhor. Sabe aquela coisa de missão, visão e valores? Isso não é bobagem. Quando bem estruturado, este tripé torna-se um recurso estratégico muito poderoso para o seu escritório. Através dele, somos capazes de entender a identidade e o propósito do seu trabalho no mundo do direito. E isso vai guiar e fortalecer o trabalho da assessoria de imprensa. Afinal, como você vai projetar sua imagem pública se mal sabe quem é? Como vai se diferenciar verdadeiramente dos mais de 1,3 milhão de advogados que existem em nosso país?

Assessoria de imprensa não é uma fábrica de estrelas. É comum que as pessoas contratem um assessor de imprensa com o intuito de ficarem famosas imediatamente e serem procuradas por uma infinidade de clientes. Chamo isso de “ilusão 2.0”! Se fosse assim, assessores de imprensa não seriam meros assessores. Eles seriam deuses! Brincadeiras a parte, muitas empresas realmente vendem essa ilusão aos clientes, mas a verdade é que a construção de uma imagem sólida necessita de tempo e de muita estratégia. É uma questão de maturação! Todo planejamento de comunicação é feito de fases, que precisam ser respeitadas para darem resultado.

E ele vem! O tempo vai depender de muitas variáveis: o tipo de divulgação, o objetivo do cliente, a maturação que ele já tem em termos de relações públicas, seu currículo e sua atuação no mercado, seus feitos, nicho, entre outros.
Arregace as mangas e esteja disponível para o seu assessor. A assessoria de imprensa é um trabalho que exige sintonia entre advogado e assessor. O timing da mídia é peculiar. Eles precisam de tudo “para ontem”. Se o assessor não tem acesso fácil ao advogado, isso prejudica o atendimento às demandas de imprensa. Advogados que se comunicam frequentemente com o assessor, trocam ideias sobre temas que podem ser explorados na mídia e estão dispostos a escreverem um artigo de vez em quando aumentam exponencialmente as chances de saírem na imprensa.

Deixe o perfeccionismo de lado. O meio jurídico costuma ser bastante formal. Com a imprensa, acontece o contrário: geralmente, ela opta por uma abordagem mais informal, cuja linguagem seja acessível para todos. Para comunicar-se com o grande público, é preciso deixar o perfeccionismo de lado, abandonar o juridiquês e escolher palavras mais simples ao conceder uma entrevista. Quem faz a sua imagem é você, e a assessoria te ajuda a projetá-la. É importante lembrar que a assessoria é uma grande aliada na construção da sua imagem, mas não pode fazer tudo sozinha. É fundamental que o advogado seja ativo em sua carreira – dê palestras, escreva artigos ou livros, promova eventos e ações de marketing, contribua com a sociedade através da sua profissão, entre outros. Afinal, para ser notícia, é preciso ser noticiável.

Concorda?

A união de uma boa assessoria de imprensa com um advogado disposto a respeitar o processo e “fazer acontecer” é sucesso na certa!

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por Cris Veronez, diretora executiva da Verô Comunicação, consultora e assessora de comunicação para advogados. [email protected]