Search
sexta-feira 3 maio 2024
  • :
  • :

Colégio Jardim das Nações se une ao Grupo Positivo

Colégio Jardim das Nações se une ao Grupo Positivo

Com unidades em Taubaté e Tremembé, instituição de ensino ganha força de um dos maiores grupos educacionais do Brasil

A Escola e Colégio Jardim das Nações, com unidades em Taubaté e Tremembé, acaba de anunciar a união com a Positivo Educacional, empresa paranaense com 50 anos de tradição em qualidade na Educação, e um dos maiores grupos de ensino do país. A parceria faz parte da estratégia de crescimento sustentável do Jardim das Nações. O Grupo Positivo não fará qualquer interferência na metodologia, material didático, marca, nome e uniforme utilizado pela escola. A gestão também segue a mesma. Os atuais diretores – Beatriz de Carvalho, Heloísa Marques Silva, Murilo Carvalho e Thomás Bastos – permanecem sócios e como diretores institucionais, formalmente responsáveis pela condução da escola.

Para a Positivo Educacional, a negociação faz parte da estratégia do grupo no Ensino Básico, com a expansão em território nacional, que teve início em 2016. Com o Jardim das Nações, o Colégio e Curso Positivo passa a contar com 26 unidades de ensino, em três estados e dez cidades, que atendem, juntas, aproximadamente 20,5 mil alunos desde o Berçário ao Ensino Pré-Vestibular.

Idealizada e fundada em 1970 pelas mãos de Julia Maria Rocha Carneiro Bastos, a Dona Julinha, a Escola Jardim das Nações, referência em ensino na região, oferece aos alunos e famílias uma educação diferenciada, pautada em princípios humanistas e vinculada à comunidade onde atua, deixando uma importante marca na história de Taubaté, Tremembé e região. O projeto pedagógico único foi evoluindo para acompanhar as mudanças sociais e tecnológicas da sociedade – sem nunca abrir mão dos valores fundamentais que alicerçam a proposta pedagógica do Jardim das Nações: ética, princípios democráticos, autonomia, respeito, empatia e paz.

De acordo com o diretor-executivo dos Colégios do Grupo Positivo, Celso Hartmann, a união tem como prioridade o respeito à cultura, às práticas e à gestão da instituição. “Os próximos passos da administração são focar na integração dos colaboradores ao Positivo e estreitar a comunicação com alunos e famílias. A transição, como sempre, será feita com zelo e prudência, acolhendo as comunidades docente e discente da instituição”, ressalta. Segundo ele, a Escola e Colégio Jardim das Nações permanecerá com marca independente, mantendo o propósito e proposta pedagógica e preservando o corpo técnico-pedagógico, docente e administrativo. “Toda a história, tradição e propósito da escola serão preservados”, garante Hartmann.

Para uma das diretoras da Escola e Colégio Jardim das Nações, Beatriz de Carvalho, a afinidade de valores e princípios entre o Jardim e o Grupo Positivo foi primordial para a união. “Estamos seguros de que tomamos uma decisão responsável e bem fundamentada, e de que a nossa Escola continuará estimulando e desenvolvendo estudantes diferenciados, autônomos, responsáveis e capazes de realizar transformações positivas em nossa sociedade – e agora agregando a experiência e a competência de um grupo grande e de sucesso, que contribuirá administrativa e pedagogicamente para nossa constante evolução”, comemora.

Com a união, a Escola e Colégio Jardim das Nações passa a ser a segunda instituição de ensino do grupo paranaense no estado de São Paulo. De acordo com o presidente da Positivo Educacional, Lucas Guimarães, a decisão se deu pela afinidade e alinhamento entre as duas instituições. “Desde que iniciamos a expansão com foco no Ensino Básico, buscamos unidades que tivessem posicionamento parecido com o nosso, para que pudéssemos garantir a continuidade do negócio, crescimento planejado e assegurarmos a oferta de ensino de qualidade. O Jardim das Nações agregará muito para a nossa rede pelo foco na qualidade pedagógica e ênfase na formação docente. É uma grande honra e responsabilidade tê-los como parte de nossa rede”, pontua. Segundo ele, as parcerias têm sempre como prioridade o respeito à cultura, às práticas e à gestão das instituições.

Histórico

O Positivo nasceu em 1972 a partir da ideia de uma equipe de professores que criaram um curso pré-vestibular inovador. Hoje, a marca Positivo consolidou a liderança em todas as suas áreas de atuação: ensino, soluções educacionais, tecnologia e gráfica. O Grupo atua desde o Berçário até o Pré-Vestibular, com aproximadamente 20,5 mil alunos em unidades próprias.