Search
quarta-feira 8 maio 2024
  • :
  • :

Carta de repúdio pela extinção da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté

Carta de repúdio pela extinção da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté

O Prefeito Municipal de Taubaté, José Saud Junior, mal aconselhado, está encaminhando para CÂMARA MUNICIPAL DE TAUBATÉ, projeto de Lei que prevê a extinção da SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA DE TAUBATÉ, passando para a SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO todas as tarefas pertinentes á cultura local. Alega, entre outras coisas de que não haverá extinção do setor, mas apenas um remanejamento, o que é na verdade querer brincar com a nossa inteligência.

Há uma série imensa de problemas nesta transferência de pasta, que nem sequer foi debatida com o CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, da qual eu faço parte e aproveitando-se do fim da gestão do CONSELHO MUNICIPAL DA CULTURA (que não elegeu novo colegiado), tenta surripiar dos trabalhadores da cultura o seu protagonismo. Hoje a CÂMARA DOS DEPUTADOS aprovou a LEI PAULO GUSTAVA e a LEI ALDIR BLANC 2, que deverá injetar no FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA DE TAUBATÉ cerca de 6 milhões de reais. Sem a existência do FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA, vez que a pasta irá para a SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, os artista serão severamente penalizados, além do que, não se avançara nas políticas públicas destinadas ao setor. Lamentável a atitude do prefeito JOSÉ SAUD, a quem rogamos, enfaticamente, para que NÃO COMETA ESTE DESATINO, ao mesmo tempo em que pedimos a todos os vereadores para que tenham a consciência necessária de não aprovar esta absurdo contra os trabalhadores da cultura. Há rumores, e não quero acreditar que sejam verdadeiros, que toda esta modificação, estaria visando contemplar uma OSC – Organização da Sociedade Civil – ligada á gestão cultural, que distribuiria alguns cargos entre seus apoiadores, para gerir a cultura de Taubaté, o que se confirmar mais á frente, será um fato nefasto e estaremos acompanhando com lupa de último grau. Taubaté não merece sofrer esta injustiça com os artistas locais, notadamente em tempos de pandemia, quando acredito eu, o Poder Público Municipal deveria estar preocupado em dar garantias de continuidade do trabalho daqueles que vivem da arte. Vamos mobilizar toda a sociedade para que isto não ocorra e desde já, pedimos encarecidamente a todos que militam no campo cultural para que, enviem suas mensagens para o Chefe do Executivo e para a Câmara Municipal de Vereadores de Taubaté para que este ato não seja consumado…

HELP, ajudem a impedir que isto ocorra em Taubaté. SOCORRO!!!

MÁRIO JEFFERSON LEITE MELO, Ativista Cultural, membro dos Conselhos de Educação, CMDCA, Transportes, Segurança Alimentar, Conselho Brasileiro de Cultura e Frente Paulista de Pontos de Cultura. HELP, ajudem a impedir que isto ocorra em Taubaté. SOCORRO!!!