Search
domingo 19 maio 2024
  • :
  • :

Campanha da Fraternidade 2020: o significado profundo da vida

Quaresma é tempo de escuta da Palavra, de oração, de em e da prática da caridade como caminho de conversão, tendo como horizontes a celebração do Mistério pascal de nosso Senhor Jesus Cristo. E somos convidados a aproveitar esse tempo de graça, valorizando os canais pelos quais esta se comunica: a oração, a participação nos sacramentos da penitência e da eucaristia, as práticas devocionais deste período, de modo essencial a Via sacra e o Santo Rosário.
No mundo em que vivemos, somos diariamente interpelados por anos rostos sofredores, que clamam por nossa solidariedade.
A Igreja samaritana não pode passar adiante, na presença de tantos irmãos e irmãs que dela esperam acolhida fraterna, ombro amigo, mãos generosas, que os ajude em sua caminhada para o Pai.
A Quaresma nos provoca e convoca à conversão, mudança de vida: cultivar o caminho do seguimento de Jesus Cristo. Os exercícios do cultivo que a Igreja nos propõe, no tempo da Quaresma, são aqueles que abrem nossa pessoa à graça do encontro: jejum, oração e esmola. Jejum: esvaziamento, expropriação, libertação e não privação. O jejum abr nossa pessoa para a receptividade da vida em Cristo. Oração: súplica de exposição na tentativa de ser atingido pela misericórdia. Esmola é partilha, o amor partilhado. Deixar-se tocar pela presença do mendigo que cuida do doador.
A Campanha da Fraternidade é um excelente auxílio para bem vivermos a Quaresma. Com as metodologia característica do Ver , Julgar , Agir, baseada, a cada ano, num Tema e num Lema, a Campanha da Fraternidade nos oferece uma ótima oportunidade para superarmos qualquer dicotomia entre fé e vida.
O tema da Campanha da Fraternidade de 2020 é: Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso. Lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”(Lc 10,33-34).
A proposta para a Quaresma deste ano é de conversão para o cuidado e compromisso com o dom da vida. A inspiração para esta campanha e modelo motivador para o caminho de conversão quaresmal é a imagem do Bom Samaritano, apresentado por Jesus no trecho do Evangelho de Lucas ao qual o lema da CF 2020 nos remete. A Campanha da Fraternidade deste ano nos convoca a refletir sobre o significado mais profundo da vida
No horizonte da conversão pessoal, o convite é à reflexão: O quê que desperta o meu coração, a minha vida para cuidar daquilo que está à beira do caminho? O Bom samaritano auxilia o caído à beira da estrada nos primeiros socorros e também oferece a montaria e conduz à hospedaria. A Igreja é samaritana, a vida é essencialmente samaritana.
A fé leva necessariamente à ação, à fraternidade e à caridade. A vida nos traz oportunidades de concretizar a fé em atitudes bem específicas. Para perceber os outros, principalmente em suas necessidades,não bastam os conceitos, mas, sim, a compaixão e a proximidade. Não se deve questionar quem é o destinatário do amor.Importa identificar quem deve amar e não tanto quem deve ser amado, pois todos devem ser amados, sem distinção.Não importa quem é o próximo. Importa quem, por compaixão, se torna próximo do outro (Lc 10,36).
A medida do amor para com o próximo não é estabelecida com base em pertença religiosa, grupo social ou visão de mundo. Ela é estabelecida pela necessidade do outro, acolhendo como próximo qualquer pessoa de quem se possa acercar com amor generoso e operativo. Isso abre uma nova perspectiva nos relacionamentos, excluindo a indiferença diante da dor alheia. Cristo nos faz entender que não somos nós, com base em nossos critérios, que definimos quem é o próximo e quem não é, mas é a pessoa em situação de necessidade a quem devemos reconhecer como próximo, isto é, usar de misericórdia para com ela.

Por José Pereira da Silva – professor