Search
terça-feira 21 maio 2024
  • :
  • :

Câmara dos Deputados promove audiência pública contra o fechamento da Ford

Câmara dos Deputados promove audiência pública contra o fechamento da Ford

A Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira, 27, uma audiência pública virtual para debater o anúncio de fechamento de três fábricas da Ford no Brasil. A sessão será realizada às 10h com transmissão pelas redes sociais do legislativo federal, da bancada do PT e do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau).

A decisão unilateral da montadora põe em risco o futuro de trabalhadores das plantas de Taubaté (SP), Camaçari (BA) e Horizonte (CE), com um potencial efeito cascata em 118,8 mil postos de trabalho em todo o país conforme levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

A sessão virtual, convocada pelos deputados federais Vicentinho e Carlos Zarattini (ambos do PT), a pedido do Sindmetau, será realizada com apoio das bancadas PSOL, Rede, PDT, PC do B e PSB em Brasília. Os dois deputados já estiveram na Ford em Taubaté no último dia 18 de janeiro, prestando solidariedade e conversando com os trabalhadores e trabalhadoras.

O envolvimento dos parlamentares em defesa dos empregos dos trabalhadores da Ford é uma das estratégias de luta das lideranças sindicais. Na última quarta-feira, 20 de janeiro, foi a vez da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) se posicionar sobre o caso Ford em uma audiência pública organizada pela bancada estadual do PT.

Na ocasião, foi colocada em pauta a montagem de um comitê em defesa da indústria nacional, com participação de trabalhadores, sindicatos, centrais sindicais e outras entidades representativas do setor. Esta proposta deve ser aprofundada na audiência de quarta em Brasília.

O envolvimento dos parlamentares em nível estadual e federal também tem o objetivo de reforçar a pressão sobre o governador de São Paulo, João Dória, e o presidente da República, Jair Bolsonaro, para que tomem atitudes práticas na defesa dos trabalhadores e contra o crescente processo de desindustrialização pelo qual o país vem passando.