Search
sexta-feira 24 maio 2024
  • :
  • :

Brasil desatento

A cúpula do G20 está reunida na Argentina, onde o presidente francês Emmanuel Macron já endureceu com o próximo governo brasileiro, em relação ao Acordo de Paris, que o Brasil de Bolsonaro poderá não respeitar.
Macron declarou que os negócios com o Mercosul dependem do acordo climático, condição sem a qual nada de comercio entre a União Européia e os países da América Latina que integram tal bloco econômico.
Precisa cair a ficha do governo eleito e saber que o comércio com o exterior é uma via de mão dupla. É o toma lá-dá cá, jogo que o futuro presidente vem dizendo que não quer jogar.
O presidente eleito precisa ser melhor assessorado nesta área,podendo o Brasil perder importantes mercados se seu dirigente não se informar melhor. O Brasil não está podendo esnobar ligações comerciais com ninguém. Haja vista o que ele disse a respeito de comercializar com a China.
E não pode esnobar o comércio com nenhum país, nem com as ditaduras, nem com os “comunistas” porque o PIB do Brasil já encolheu tanto nos últimos anos, que agora retornamos ao PIB do final de 2012 que, segundo economistas, está 5% abaixo do pico do primeiro trimestre de 2014. Na verdade, o Brasil está com os números de 2013, patamar a que chegará, com sorte, só em 2023.