Search
quinta-feira 15 maio 2025
  • :
  • :

Banco de Leite de Taubaté pede socorro

O Serviço de Proteção à Criança ou Casa da Criança Ondina Amadei Beringhs, com 81 anos de atividades ininterruptas, implantou há 25 anos, em suas dependências, um Banco de Leite Humano, com o objetivo de ajudar os hospitais a salvar vidas de recém-nascidos prematuros ou com outros problemas de saúde, internados em UTIs Neonatais.

Mas, para atender esse serviço de saúde de média complexidade é necessário um conjunto de ações, e, uma equipe de profissionais especializados. As mães que estão amamentando doam seu excedente de leite materno ao Banco de Leite Humano, que o coleta semanalmente, em seus domicílios. No laboratório do Banco de Leite Humano o leite materno é submetido a exames e pasteurização. Todos os procedimentos técnicos são regulamentados e acompanhados pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, pela FIOCRUZ e pelo Ministério da Saúde.

Após, esse Leite é enviado para suprir as necessidades dos recém-nascidos internados em UTIs Neonatais, sendo duas em dois hospitais de Taubaté, e duas em dois hospitais de Pindamonhangaba. Em um total de 49 leitos nas quatro UTIs Neonatais. Essas ações tem alto custo, e a Casa da Criança é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que depende de doações para sobreviver.

Parte das despesas desse Banco de Leite Humano era originário, há 25 anos, do aluguel de um imóvel da Casa da Criança, que está desalugado desde o fim de 2024. Assim, até que esse imóvel seja novamente alugado, está entidade precisa de urgentes doações, da população de Taubaté e de Pindamonhangaba.
Por favor, ajudem o Banco de Leite Humano a salvar vidas de recém-nascidos! Pix da Casa da Criança é: CNPJ: 72.299.001/0001-90, e o contato é: (12) 98186-6163.