Quatro alunos da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi foram contemplados com bolsas de iniciação científica, fornecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Essa é a primeira vez que a Universidade é contemplada com bolsas de iniciação científica para o Ensino Médio. Os selecionados poderão realizar pesquisas nas áreas de Biociências ou de Exatas e receberão um certificado do CNPq nesta quarta-feira, 22.
Na primeira etapa, foram pré-selecionados 22 alunos a partir de critérios determinados pelo CNPq para concorrer às bolsas de pesquisa. Eles participaram de uma reunião com a Prof. Dra. Viviane Fushimi, do Departamento de Comunicação Social, e com o Prof. Dr. Valter Cobo, do Departamento de Ciências Biológicas. Rafaela Helena, aluna do 2° A, adorou o encontro e ficou animada com a proposta. “Eles são bem atenciosos e esclarecem muito bem as dúvidas. Eles passam segurança e a gente consegue ver que sempre vai ter um apoio”. Se antes ela pensava no pesquisador como aquela figura estereotipada de livros e filmes, agora ela sabe: “Eu posso estar no lugar dele”.
Ao final do processo seletivo, os nomeados para a bolsa são: Brunna Bezerra Nunes, Liriel Sales Diniz, Rafaela Vieria de Castro e Valter Reis de Oliveira Santos.
A concessão das bolsas de pesquisa, neste momento em que o país vive cortes nos investimentos na área, é fundamental para a divulgação da importância da ciência para o país. “Quanto antes você aproximar o aluno dessa realidade de pesquisa, você tem uma sensibilização dessas crianças para o desenvolvimento do conhecimento científico”, explica a professora Fushimi. “Tem reflexo na qualidade de ensino, na formação daquele menino ou daquela menina que vê que algo que não lhe parecia tão importante é base, que precisa disso para ir além”, completa o professor Cobo.
Alunos da Escola de Aplicação Unitau recebem bolsa de Iniciação Científica Júnior
ago 22, 2018Bruno FonsecaTaubaté0Like
Previous PostAlunos de São José dos Campos ganham medalhas de prata e bronze em Olimpíada de Matemática
Next Post10º Festival Gastronômico de Ubatuba “Sabor Caiçara”