Search
quinta-feira 18 abril 2024
  • :
  • :

12 prefeitas brasileiras se reúnem em Brasília para discutir mudanças climáticas e aderir ao Pacto Global

12 prefeitas brasileiras se reúnem em Brasília para discutir mudanças climáticas e aderir ao Pacto Global

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, dia 8, doze prefeitas brasileiras participaram, ontem, quarta-feira, dia 4, em Brasília, de um encontro sobre mudanças climáticas, intitulado “Prefeitas Brasileiras na Vanguarda da Ação Climática”. A ocasião marcou a primeira adesão coletiva de prefeitas ao Pacto Global de Prefeitos para o Clima e a Energia no país.
Durante dois dias (4 e 5 de março), serão debatidos os seguires temas: a capacitação dos municípios participantes no desenvolvimento de seus inventários de emissões de gases de efeito estufa, a prestação de apoio técnico na implementação de um projeto piloto de energia e a promoção do intercâmbio de boas práticas em relação ao clima e às energias sustentáveis.
O evento é organizado pelo ICLEI América do Sul e pelo Instituto Alziras. A União Europeia, por meio do Programa de Cooperação Urbana Internacional para a América Latina e o Caribe e do Pacto Global de Prefeitos para o Clima e a Energia, apoia a iniciativa e promove a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em consonância com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
O objetivo do encontro é capacitar os municípios participantes no desenvolvimento de seus inventários de emissões de gases de efeito estufa, prestando apoio técnico na implementação de um projeto piloto de energia e promovendo o intercâmbio de boas práticas em relação ao clima e energias sustentáveis.
Na abertura da cerimônia estavam o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, a diretora do Instituto Alziras, Marina Barros, o diretor do Programa Internacional de Cooperação Urbana na América Latina e Caribe (IUC-LA), Claudio Acioly Jr, o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez Rubio, e a gerente da Comissão Europeia para o Instrumento de Política Externa, Lise Pate.
“As prefeitas participantes demonstram grande liderança e comprometimento na busca de soluções sustentáveis para suas cidades.

Reuniões como esta do ICLEL e Instituto Alziras buscam reforçar e acompanhar seu trabalho para tornar seus territórios espaços de vida saudáveis para seus cidadãos”, disse o diretor do programa da IUC-ALC, Claudio Acioly Jr.
“O Pacto tem a ambição de ajudar e facilitar as cidades a começarem a ter controle das emissões de carbono. Temos que partir para uma estratégia e formular ações de mitigação e de adaptação. E temos que criar um processo para empoderar as prefeitas que aderiram ao Pacto e trazer para nossa agenda a questão da igualdade de gênero”, complementa.
O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybáñez, destacou o papel do bloco na equidade de gênero ao abordar o plano de ação da União Europeia. “A UE reconhece a resiliência das mulheres para o enfrentamento às mudanças climáticas como crucial e acredita que elas devem ser apoiadas como agentes ambientais. Estamos enfrentando esses desafios com políticas efetivas dentro e fora da União Europeia graças às cooperações com parceiros internacionais. As prefeitas presentes no evento serão as embaixadoras do clima no país”, afirmou.
O encontro conta com a presença das líderes dos municípios de Boa Vista, Brasileia, Sorocaba, Conde, Rio Branco, Monteiro Lobato, Dois Irmãos, Monteiro, Quissamã, Goiás, Vila Nova dos Martírios, São Bento do Una, Vigia da Nazaré e São Cristóvão do Sul.

Sobre a IUC-ALC (América Latina e Caribe)
O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), financiado pela União Europeia, apoia cidades de diferentes regiões do globo para conectar e compartilhar soluções para problemas comuns no desenvolvimento urbano sustentável, no marco da Nova Agenda Urbana e no combate à mudança do clima. O capítulo da América Latina e do Caribe do programa Global da IUC é responsável pela implementação do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia na região (http://www.iuc-la.eu ).

Sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia reúne formalmente o antigo “Pacto de Prefeitos” e o Pacto de Prefeitos da União Europeia, as duas principais iniciativas para ajudar cidades e governos locais na transição para uma economia de baixo carbono e demonstrar seu impacto global. Dirigida pelo Enviado Especial do Secretário Geral das Nações Unidas para as Cidades e Mudanças Climáticas, Michael R. Bloomberg, e pelo Vice-Presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, a coalizão compreende mais de 10.000 cidades em 6 continentes e 135 países, que representam mais de 800 milhões de pessoas, mais de 10,7% da população mundial. Mais informações sobre o Pacto Global de Prefeitos em http://pactodealcaldes-la.eu

Sobre o ICLEI South America
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 1.750 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 100 países, influenciamos as políticas de sustentabilidade e promovemos ações locais para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. Nossa rede e equipe de especialistas trabalham juntos, oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e treinamento para gerar mudanças sistêmicas em favor da sustentabilidade urbana. Mais informações em http://sams.iclei.org/

Sobre o Instituto Alziras
O Instituto Alziras é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos cuja missão é contribuir para aumentar a representação feminina na política, fortalecendo as candidaturas e os mandatos das mulheres no Brasil. Entre os objetivos estratégicos estão a consolidação de uma plataforma multipartidária para apoio, articulação e cooperação de mulheres na política, gestão pública e produção e disseminação de narrativas que valorizem a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão política.