Search
domingo 18 Fevereiro 2018
  • :
  • :

Taubaté vacina mais de 4.700 pessoas em um dia

Taubaté vacina mais de 4.700 pessoas em um dia

Balanço parcial divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Taubaté indica que 4.776 pessoas foram vacinadas até o início da tarde de ontem, quinta-feira, dia 25, início da Campanha de Vacinação contra Febre Amarela.
Os números contemplam o total de doses aplicadas em 23 postos da zona urbana até as 13h. Os quantitativos da zona rural devem ser incluídos no próximo balanço, previsto para ser divulgado na segunda-feira, dia 29 de janeiro.
Do total de vacinas aplicadas, 4.642 foram de doses fracionadas e 134 de doses padrão. Pessoas com viagens agendadas para destinos internacionais, por exemplo, precisam ser imunizadas com a dose padrão.
A vacina fracionada é feita com a mesma composição da dose padrão, só que em menor quantidade. Ela equivale a um quinto de uma dose (0,5 ml) para febre amarela, ou seja, 0,1ml. A diferença está no tempo de proteção: a dose padrão é para toda a vida. Já com a dose fracionada, a proteção é de 8 anos. Para que seja mais fácil localizar as pessoas e informar sobre a necessidade da aplicação da segunda dose após este intervalo, a recomendação é de que seja apresentado o cartão SUS no momento da aplicação da vacina. Caso a pessoa não disponha do cartão, pode informar um endereço de contato.
Em Taubaté, a campanha acontece em 27 unidades de saúde até o dia 17 de fevereiro. Durante o período da campanha, as unidades vão funcionar sem intervalo de almoço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Além disto, quatro unidades estarão com horário estendido de atendimento ao público, até as 20h. São elas as UBS Mais Independência, Fazendinha, Mourisco e Aeroporto.
Na região da Independência e do Aeroporto, a Secretaria de Saúde solicitou o auxílio da comunidade católica e evangélica para diluir a movimentação nas unidades de saúde. Nas proximidades da UBS Mais Independência, adultos são vacinados no salão paroquial da igreja Menino Jesus. E na UBS Mais Aeroporto, a Assembleia de Deus também ajudou com a cessão do espaço.
Na zona rural, são quatro postos fixos montados nas unidades do Barreiro, Monjolinho, Pinheirinho e Registro. Em 3 e 17 de fevereiro, os “dias D” da campanha, está prevista a participação de 15 equipes volantes em atividades casa a casa na zona rural, considerada prioritária para a vacinação. Não vai haver vacinação na zona urbana nestes dias.
O objetivo da campanha é garantir uma cobertura vacinal equivalente a 95% da população de Taubaté.