Search
quinta-feira 18 Janeiro 2018
  • :
  • :

Taubaté contrata empresa para Plano Municipal de Recuperação da Mata Atlântica

A Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté contratou a empresa E-Consulting – Consultoria Ambiental e Tecnologia da Informação LTDA para o desenvolvimento do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica pelo valor de R$ 60 mil e vigência do contrato por quatro meses.
Com isto, a Prefeitura de Taubaté atende a Lei Federal nº 11.428/06 que, determina que os 3.429 municípios brasileiros que possuam parte da Mata inserida em seus limites, assumam sua parte na proteção da floresta através de instrumentos como o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). O documento deve reunir e normatizar os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da Mata. A elaboração e implementação do PMMA deverá ser efetivada em cada município pelas prefeituras e conselhos de meio Ambiente.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em levantamento realizado em 2015, o município de Taubaté possui uma área remanescente de 6% da vegetação original.
O diagnóstico a ser elaborado pela empresa deve identificar os aspectos facilitadores e dificultadores de proteção da Mata Atlântica, nos âmbitos interno e externo ao município. O estudo prevê ainda a verificação das possibilidades futuras de conservação dos remanescentes florestais e recuperação de áreas degradadas.