Search
sábado 18 novembro 2017
  • :
  • :

Coluna do Luiz Carlos Batista – 18/11/2017

Combate à violência
Três projetos de lei foram aprovados na Câmara dos Deputados na área de segurança. São eles: a) fim da atenuante para jovens entre 18 e 21 anos, pois quem comete crime nessa faixa de idade pode ter a pena reduzida pelo juiz; b) obrigatoriedade das operadoras de celular a instalar bloqueadores nos presídios; c) criação do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas.

Justificativa
Com voto favorável aos três projetos, a deputada federal Pollyana Gama (PPS) disse que jovens entre 18 e 21 anos já tem “noção e consciência dos seus atos”. Sobre o cadastro, a parlamentar disse que é de “extrema importância”, porque hoje nada menos que 190 pessoas desaparecem diariamente.

Reconhecimento a Lola
Taubaté foi classificada como a 5ª melhor cidade para dirigir. E, em comentários anteriores, creditei à secretária de Mobilidade Urbana, a Lola, o sucesso dessa classificação. O prefeito Ortiz Junior também reconheceu e agradeceu o projeto desenvolvido por Lola no trânsito de Taubaté. A pesquisa, feita pelo aplicativo Waze em 217 de 39 países, considerou o nível de trânsito, qualidades das vias e infraestrutura, serviços ao motorista, fatores social e econômico.

Mais deputados na região
De passagem por Taubaté, o deputado Eduardo Cury (PSDB) disse que o Vale do Paraíba poderia ter maior representatividade na Assembleia e na Câmara Federal. O Vale é sub- representado, tem condições de eleger cinco deputados federais e sete deputados estaduais”, frisou. E acrescentou: “Se não gosta do meu trabalho, tudo bem, vote em alguém da região; como vai cobrar alguém de outra região no dia seguinte [à eleição]?”
Cury disse que Taubaté tem colégio eleitoral para eleger vários deputados federais e estaduai

O preço da sobrevivência
Para sobreviver dignamente, uma casa de família precisa de R$ 1.547,89, conforme pesquisa do Nupes (Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais), ligado à Universidade de Taubaté. Isso inclui 44 produtos (alimentícios e limpeza). Aí você consulta o valor do salário mínimo: R$ 937,00. E vem a exclamação e interrogação: como viver dignamente!? Como sou um analfabeto em economia, não posso compreender essa matemática. Só a dona de casa mesmo e algum técnico do Governo, que tentam explicar o injustificável.

Feriados em 2018
Já está circulando o calendário de 2018 com os feriados e os dias da semana em que caem. Será uma festa: alguns caem na segunda-feira, outros na quinta-feira. Sem contar o carnaval (folga na segunda, terça e quarta de cinzas), teremos feriados na quinta (2), terça-feira (3), sexta-feira (2), segunda-feira (2)… Aí não estão computados os dias de folga quando o Brasil jogar pela Copa do Mundo, cujos horários de jogos são: 7h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h e 16h. Todos em horário comercial. Jornada de trabalho reduzida é 2018.