Search
quinta-feira 18 Janeiro 2018
  • :
  • :

Coleta Seletiva recolhe em dezembro 255,6 toneladas de recicláveis

O Programa de Coleta Seletiva recolheu somente no mês de dezembro de 2017 em Taubaté o equivalente a 255,6 toneladas de material reciclável.
No acumulado do ano passado, entre junho e dezembro, o programa evitou que 1.490,44 toneladas de lixo seco e limpo fossem misturadas aos resíduos orgânicos. Todo esse material foi direcionado às cooperativas.
A implantação do Programa de Coleta Seletiva, ocorrida em junho de 2017, atende às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O serviço vem sendo aprimorado de forma contínua.
Hoje, são disponibilizados dois caminhões baús e dois caminhões compactadores para realizar a coleta do “lixo seco” em toda a cidade.
Os bairros foram divididos em 18 setores atendidos de acordo com o calendário. O dia e período da coleta estão disponíveis no site www.taubate.sp.gov.br/coletaseletiva e podem ser consultados também no SAC 0800.541.1202, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
O setor 5, composto pelos bairros Independência, Jardim das Nações, Esplanada Independência, Residencial Urupês e Acácio Nogueira, foi o que teve mais material depositado em frente às residências para coleta, com um total de 24,45 toneladas recolhidas somente em dezembro de 2017.
Em segundo lugar está o setor 4, formado pelos bairros Jardim Santa Clara, Vila São José, Jardim do Sol e Vila das Graças, com o registro de 23,18 toneladas. Em terceiro lugar está o setor 6, integrado pelo Residencial Independência, Jardim Primavera, Jardim de Alah, Vale dos Príncipes e Bel Recanto, com 21,63 toneladas coletadas.
As localidades com menor adesão ao Programa de Coleta Seletiva foram: setor 15 (Marlene Miranda, Chácara Cataguá, Jardim América e Jardim Colinas) que separaram 6,41 toneladas; seguidas pelo setor 11 (Alto São Pedro, Fonte Imaculada, Campos Elíseos, Residencial Paraíso, Belém, Monte Belo, Baronesa, Alto da Figueira e Imaculada Conceição) com 8,3 toneladas e setor 16 (Hípica Pinheiro, Morada dos Nobres, Continental 1 e 2, Barreiro, Chácara Ingrid e Chácara Dallas) com 9,97 toneladas.
A orientação é para que moradores e comerciantes separem o material e deposite-os, em sacos plásticos, em frente às residências e comércios nos dias e períodos corretos em que o caminhão da Coleta Seletiva irá passar. O procedimento também é válido para os moradores de condomínios horizontais e verticais.
Não é necessário identificar o lixo e também não há limite de quantidade de material para ser recolhido. O lixo reciclável precisa ser necessariamente limpo e seco.