Search
domingo 18 Fevereiro 2018
  • :
  • :

Centro de Projetos Fraunhofer para Manufatura ganha sede no ITA

Centro de Projetos Fraunhofer para Manufatura ganha sede no ITA

No local, serão desenvolvidas pesquisas na cadeia de processos em empresas industriais, inovações sustentáveis para gestão corporativa, desenvolvimento de produtos, sistemas de produção, tecnologia de fabricação e automação.
O Instituto Fraunhofer IPK e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) inauguram em março o novo Centro de Projetos Fraunhofer para Manufatura, o [email protected] Com base em São José dos Campos o local será voltado para pesquisas na cadeia de processos em empresas industriais, inovações sustentáveis na gestão corporativa, desenvolvimento de produtos, sistemas de produção, tecnologia de fabricação e automação.
“No futuro, o Instituto Fraunhofer de Sistemas de Produção e Tecnologia de Design (IPK) e o Centro de Competências para a Manufatura (CCM) do ITA desenvolverão conjuntamente soluções de tecnologia de produção em benefício da indústria no Brasil, incluindo empresas alemãs e europeias que produzem localmente”, disse Eckart Uhlmann, diretor do Fraunhofer IPK e diretor executivo do [email protected], durante a cerimônia de assinatura na cidade, em novembro de 2017.
O projeto marca a cooperação estratégica entre a instituição de pesquisa alemã, com base em Berlim, e uma das melhores escolas de engenharia do Brasil. As competências complementares dos dois institutos devem permitir ainda o desenvolvimento e implementação de soluções de sistemas complexos para produção digitalmente integrada (DIP).
A aproximação dos parceiros na área de Pesquisa e Desenvolvimento teve início com o “Ciência sem Fronteiras”: em seus cinco anos de existência, o programa de intercâmbio possibilitou a ida de muitos estudantes brasileiros ao Fraunhofer IPK.
Local estratégico – A cidade de São José dos Campos foi escolhida para sediar o [email protected] por estar numa região estratégica: cerca de 50% das empresas brasileiras estão localizadas a 200 km da cidade. A região hospeda ainda 70% de todas as empresas alemãs que administram filiais brasileiras.
Segundo o Fraunhofer IPK, muitas já manifestaram interesse em cooperar com o [email protected] Atualmente, projetos no valor de aproximadamente 11 milhões de euros estão em execução, ou foram recentemente concluídos pelo Fraunhofer IPK no Brasil – muitos já em estreita colaboração com ITA e CCM.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Ele oferece ensino e pesquisa em campos distintos da engenharia – aeroespacial, aeronáutica, civil, mecânica, informática e eletrônica.
Parte do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), um dos maiores centros de pesquisa da América Latina, o ITA participou de grandes projetos brasileiros nos últimos 60 anos, incluindo a fundação da Embraer, o desenvolvimento do Programa de Etanol Automotivo e de melhorias no setor de telecomunicações.