Search
sábado 24 Fevereiro 2018
  • :
  • :

Biblioteca Central faz Feira do Livro

Biblioteca Central faz Feira do Livro

A Biblioteca Prof. José Jerônymo de Souza Filho, situada na região central de Taubaté, promove hoje, sexta-feira, dia 19, das 9h às 16h, mais uma edição da Feira do Livro.
Pessoas interessadas em participar devem levar um volume de qualquer livro que já não queiram mais para que possa ser trocado por outro. A troca será efetuada entre os leitores, sendo a biblioteca intermediária do processo. Uma mesa e um varal serão instalados no lado externo e títulos repetidos serão disponibilizados também para troca para renovar o acervo.
Além dessa ação pontual, a Biblioteca promove uma atividade permanente de leitura livre. Os livros doados ficam disponíveis em uma mesa, facilitando o acesso à leitura e à informação. O usuário escolhe o título, realiza a leitura e passa adiante para que outra pessoa possa desfrutar. O objetivo é incentivar a livre circulação dos volumes, permitindo que um mesmo título chegue a diversas pessoas que não necessariamente frequentem o lugar.
A ‘Biblioteca Central’ também já iniciou uma nova edição do projeto Árvore do Conhecimento. A proposta consiste em uma árvore composta por folhas de papel que são entregues às crianças a cada livro emprestado. Nelas, os pequenos registram seu nome, o título e o autor da obra e se indicariam a outra pessoa a leitura ou não do livro. Depois penduram a folha no galho até que a árvore fique cheia. No ano passado, 20 crianças participaram e mais de 100 volumes foram emprestados a esse público em um espaço de seis meses, Júlia Oliveira Presoto leu 13 livros, seguida por Miguel Bueno de Assis (11) e Letícia Batista Miranda (9). A árvore promove uma analogia lúdica, de que a criança cresce ao adquirir conhecimento a partir de leituras que realiza, assim como a árvore e suas folhas que foram crescendo. O intuito do projeto é formar um público infantil, uma vez que a biblioteca possui um espaço destinado às crianças, mas hoje recebe mais visitantes adolescentes e adultos.
A Biblioteca Prof. José Jerônymo de Souza Filho é um espaço inclusivo, com equipamento de leitura em braile para deficientes visuais e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Parque Dr. Barbosa de Oliveira, no centro. Mais informações pelo número 3625-5121.
Taubaté também conta com a Biblioteca do Quiririm, que fica à Rua João Botossi, nº 151.