Search
quinta-feira 18 Janeiro 2018
  • :
  • :

Alta na procura reduz estoque de vacina contra Febre Amarela em Taubaté

A Vigilância Epidemiológica de Taubaté informa que terminaram na tarde de ontem, quarta-feira, dia 10, os estoques de vacina contra febre amarela. Um novo lote de doses foi solicitado à regional do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica).
A expectativa é de que este novo lote seja encaminhado ao município na manhã de hoje, quinta-feira, dia 11. Ainda não há uma definição de quantitativos a serem repassados pelo Estado.
Desde o início do ano, já foram aplicadas 800 doses da vacina nas três unidades de saúde de referência em Taubaté: UBS Mais Independência, UBS Mais Mourisco e UBS Mais Fazendinha. A procura pela aplicação aumentou expressivamente esta semana. Somente ontem foram aplicadas mais de 350 doses.
Em 2017 foram aplicadas 9.640 doses e em 2016 o número foi de 1.074 doses aplicadas em Taubaté.
Para evitar o desabastecimento da vacina, que é repassada pelo Ministério da Saúde aos estados e, posteriormente, aos municípios, a Secretaria de Saúde de Taubaté alerta para a sua aplicação em caso de real necessidade.
A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses e pacientes em tratamento de câncer, entre outros.
A população que não vive na área de recomendação ou não vai se dirigir a essas áreas não precisa buscar a vacinação neste momento.
Taubaté é uma das 52 cidades do Estado de São Paulo onde haverá a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela. A campanha está prevista para ocorrer entre os dias 3 e 24 de fevereiro, com a aplicação de doses fracionadas.