Search
sábado 24 Fevereiro 2018
  • :
  • :

19 cidades do Vale do Paraíba agora são 100% digital

19 cidades do Vale do Paraíba agora são 100% digital

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil informa que às 23h59 de ontem, quarta-feira, dia 17, o sinal analógico de TV foi totalmente desligado nas 17 cidades do Vale do Paraíba, além de Atibaia e Bragança Paulista. A decisão foi tomada pelo Gired, liderado pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros, e homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) no fim de novembro. De acordo com a pesquisa do Ibope Inteligência apresentada em 28 de novembro, 88% da população já estava preparado para receber o sinal digital naquela data. Nas últimas semanas, este número só aumentou e a população que não estava preparada continuou recebendo o apoio e orientação da Seja Digital, além de poder retirar os kits gratuitos destinados às famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal.
O desligamento do sinal analógico de TV é resultado do trabalho realizado pela Seja Digital em parceria com a Anatel, radiodifusão, governos municipais, ONGs e lideranças locais que, juntos, mobilizaram centenas de pessoas que apoiam e orientam à população. Nos últimos seis meses, a Seja Digital distribuiu cerca de 150 mil kits gratuitos para as famílias de baixa renda atendidas por programas sociais do Governo Federal da região. Em parceria com as prefeituras, foram realizados cerca de 22 mil agendamentos nos CRAS (Centros de Referência Social) e mais de 700 servidores foram capacitados para levar informação aos moradores de diversas localidades.
Para garantir que a informação chegasse em todas as residências, a campanha publicitária ocupou todos os espaços possíveis, como outdoor, busdoor, rádio e TV. “A comunicação se completa com a atuação de nossa equipe local que faz um trabalho de mobilização social e uma imersão nas comunidades mais carentes das regiões por onde passamos”, afirma Antonio Martelletto, presidente da Seja Digital.
Além disso, a equipe da Seja Digital da região do Vale do Paraíba, Atibaia e Bragança Paulista realizou Caravanas em 52 escolas da região (91 apresentações artísticas sobre a TV Digital para mais de 20 mil alunos) e mais de 230 ações foram realizadas em diversos bairros com o objetivo de informar a população sobre o desligamento do sinal analógico de TV e realizar o agendamento para que as famílias de baixa renda pudessem retirar seus kits gratuitos.

Melhoria

O sinal digital de TV já está presente nas casas dos moradores do Vale do Paraíba, levando mais qualidade ao entretenimento diário e mais tradicional da população, que é ver televisão.
A diarista Sonia Aparecida Pimenta, 36 anos, de Guaratinguetá, foi uma das beneficiadas com o kit gratuito, que contém conversor e antena digital. Ela retirou os equipamentos depois de ligar no 147 e agendar a retirada em sua cidade. Sônia, que é inscrita no Bolsa Família e mora com o marido e dois filhos no bairro Santa Luzia, conta que foi muito importante ter ganhado o kit, pois não teria condições de compra-lo e acabaria ficando sem ver televisão. A família tem apenas um aparelho de TV na casa, de tubo, que fica no quarto do casal. “Depois que instalamos o conversor e a antena digital a imagem e o som da televisão ficaram ótimos e começamos a sintonizar mais canais”.
A autônoma Jane da Graça Campos, moradora do bairro Nossa Senhora da Guia, em Tremembé disse que ficou muito feliz por ganhar os equipamentos. “Foi muito bom receber o kit, pois melhorou muito a qualidade da imagem da minha televisão. Antes eu não conseguia ver novelas, programas, desenhos que gosto. A distribuição gratuita ajudou minha família porque não teríamos condições de comprar o conversor e a antena”.
Mesmo após o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias. A expectativa da entidade é que a região siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios estejam assistindo à programação da TV aberta com qualidade de cinema.
Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento. O site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita) continuam disponíveis para os moradores que ainda tiverem dúvidas sobre como se preparar para o sinal digital.